quarta-feira, 9 de abril de 2014

Literatura no Facebook


Literatura é a arte da palavra, um instrumento de comunicação e interação que se vincula à sociedade em que se origina. O artista parte de experiências pessoais e sociais e assim recria a sociedade. As obras literárias são o resultado das relações humanas entre escrito, público e sociedade. E este público também está no Facebook.

Eu Me Chamo Antônio é uma fanpage no Facebook com quase 700 mil curtidas. Fez tanto sucesso na rede social que até já foi lançado um livro com a sua compilação de guardanapos poéticos. Antônio é o personagem principal da história e o seu percurso afetivo em desenhos delicadamente engraçados é tão efêmero quanto o fato da arte ser posta em guardanapos de papel. A pesquisadora Cristiane Costa do Programa Avançado de Cultura Contemporânea da UFRJ considera a obra uma nova tendência literária: “Leitores e críticos mais conservadores podem ficar perplexos, mas para as novas gerações está claro que o caminho da inovação literária passa pelo rompimento dessa barreira entre texto e visual”, diz ela.

Entre outras páginas que seguem o percurso literário na rede social está Pó de Lua, a simplicidade dos poemas conquistou o público da web. Com mais de 900 mil curtidas no Facebook as fotos também fazem sucesso no Instagram.



Novos poetas tem buscado plataformas virtuais para debater e publicar poesia. É enriquecedor para a nova geração que a literatura seja reinventada nas redes sociais. Desta forma, conserva-se esta cultura que expressa a sociedade de maneira tão abrangente. É um verdadeiro show de arte. 

Texto por: Natália Marcovaldi

0 comentários:

Postar um comentário